O regresso ao ginásio.

April 25, 2017

IMG_2490
Há cerca de um mês decidi-me a regressar ao ginásio. Pela terceira vez!! Sempre pratiquei desporto quando era adolescente (fui federada em voleibol e frequentava a natação em miúda). Já na universidade ganhei um estilo de vida muito sedentário, o que muito se devia ao percurso académico do anterior curso que frequentava. Tantas horas em frente de um computador (!) Já recentemente, com o início dos estágios em Enfermagem, percebi que estava realmente em baixo de forma ao ponto de ficar ofegante a subir umas escadas, o que não só me alarmou como também me despertou para a realidade de estar a ultrapassar a meta dos vinte e cinco. Quando começaria a cuidar verdadeiramente de mim? Assim sendo, e meio que desafiada por amigos, inscrevi-me num novo ginásio. Nunca me senti bem nestes ambientes. Sentia-me observada e fui inclusivamente abordada por algumas pessoas em que percebi que o intuito era o engate. Acabava por desistir. Desta vez, o ginásio que frequento - o Pump de Almada, tem três pisos. O primeiro para os estúdios de aulas, não estando as vitrinas expostas aos olhos dos demais. (Oh, quantas aulas de yoga fiz eu com o rabo para o ar, com uns tantos de marmanjos a piscar o olho?). O segundo é a zona das máquinas e cardio, sendo que cada secção se encontra separada. E por fim, o que mais me agrada é o facto de o terceiro piso estar disponível para quem queira realizar exercícios de chão em modo freestyle. Ninguém, para além de quem está concentrado a fazer o mesmo, consegue observar. Encontrei por isso o meu cantinho. Continuo a defender a ideia de que para praticar exercício não é preciso pagar uma mensalidade num ginásio, ainda que pague a totalidade de 25 euros com acesso ilimitado. 
Gosto de correr. É o que, na verdade, mais gosto de fazer. Ai, faz-me bem à alma! Correndo e pensado na vida, na lista dos afazeres ou até no jantar que vou cozinhar. Tudo é válido para distrair o corpo do sacrifício. No início custa um pouco, até que se torne essencial para o nosso bem-estar. No entanto, o compromisso com o ginásio e o contacto com profissionais que sabem o que estão a fazer é motivante.
De outra forma não me teria embrenhado em actividades como o pilates ou o yoga. Jamais para ser sincera. Sempre vi o exercício como algo mais intenso, como um desporto em si em que é preciso suar e ver resultados, nomeadamente na balança. Encaro agora o exercício como mais um caminho para encontrar a minha melhor versão. Deveriam também vocês dedicar-vos tempo. Seja de que forma for...

    Mas mantenham o . Foquem-se em vocês e não nos ideais de beleza ou nas modas actuais de "estilo de vida saudável" com direito a foto no instagram. No fundo, não se restrinjam ao ponto de serem uma cópia de algo que perde a sua essência.

Post a Comment