O restaurante Nood.

January 11, 2018

📌 Localização: Largo Rafael Bordalo Pinheiro 20, Lisboa.
Ontem, depois do primeiro e único exame do semestre (que não correu tão bem como esperava - sou exigente!), decidi que merecia uma noite entre amigos!. Nada melhor do que a calma de uma terça-feira à noite por Lisboa e um restaurante novo para se experimentar. A minha meta este ano é aventurar-me em novas cozinhas e conhecer a diversidade que abunda a nível de oferta pela nossa Capital. E por isso, combinámos um jantar entre casais num restaurante japonês, que eu até então desconhecia - o NOOD (...)! Talvez já tenham ouvido falar nele! Eu nem tanto, porque confesso que tinha uma tendência para comida chinesa, sendo que apenas me arriscava no sushi em termos de cozinha japonesa. Desde que a minha alimentação se alterou - sou pescetariana (também já li por aí a versão piscatoriana) há um ano - que dou asas a novos sabores. Esta aposta foi acertada porque adorei comer, pela primeira vez, gyozas com recheio de legumes. Sim, eram várias as opções vegetarianas no cardápio! Provei também o meu primeiro Ramen. Não foi propriamente fácil atinar com os pauzinhos e a colher, enquanto mantinha o foco na conversa que se procedia em inglês. Por isso, não sei se este é o melhor Ramen que irei provar, pois não me é possível ter um termo de comparação. Acontece que foi algo que me pareceu ser fácil de reproduzir em casa e que muito bem se enquadraria com a minha rotina diária. Irei certamente tentar e quem sabe não descreva por aqui o resultado deste meu devaneio! Isto promete! Comigo ou sai obra de arte ou vai directo para o caixote do lixo! Mais vale tentar, certo?
WhatsApp Image 2018-04-02 at 15.32.40(1)WhatsApp Image 2018-04-02 at 15.32.41
    Estas foram as minhas opções. Gyozas de legumes e um Ramen de vegetais acompanhado com sangria branca e seguido de um bolo de chocolate com gelado (...). É que apesar de ter engordado um pouco durante o mês de Dezembro, sei que irei facilmente recuperar o meu peso pretendido com a correria em que vivo (...). Eis, a exemplo: escrevo-vos esta publicação depois de um turno de tarde na unidade de cuidados intensivos, em que não parei sentada, e em menos de quatro horas terei que me levantar para levar a minha mãe ao aeroporto.
Logo depois, a regresso, vou abrir o ginásio. Há calorias que aguentem?!! Sei que não, mas confesso que ando num queixume desgraçado porque prezo muito as minhas rotinas. Namorar com um viciado em sobremesas é outro problema. Ahah!
Mas vamos lá ao que interessa: a habitual classificação do restaurante, ali mesmo ao lado do teatro da trindade, todo iluminado! Ai, que saudades tenho de ir Teatro! Porque não o faço mais vezes?! - pergunto-me eu!
Localização: 5/5 - Estar localizado no centro de Lisboa é um grande plus, porque permite-nos caminhar um pouco depois da refeição e apreciar o movimento da cidade antes de nos fazermos à estrada. Não foi o caso, porque estava frio, era tarde e preferimos ir para um café-bar perto do panteão nacional para dar continuidade à boa conversa.
Atendimento: 4/5 - Nada tenho a acrescentar, porque esta creio que foi uma noite atípica de tão calma e com poucos clientes. Foram, por isso, rápidos a servir e sempre muito simpáticos.
Gastronomia: 4/5 - Ganha pontos pela novidade que gerou para mim. As gyozas conquistaram-me (!). É uma pena que as fotografias tiradas com o meu telemóvel não transpareçam o quão apetitosas pareciam. Já a taça gigante, cheia de cor do Ramen, deu nas vistas! (...)
O bolo de chocolate não foi certamente um dos melhores, mas acredito que as sobremesas não sejam o forte da comida japonesa ou estarei redondamente enganada?
Preço: 4/5 - Poderão consultar os preços aqui, sendo que na minha opinião são preços razoáveis tendo em conta a quantidade fornecida nos pratos principais. Contudo, as entradas são mais caras. Apenas 5 unidades de gyozas, que desaparecem num instante, rondam os seis euros. Se somarem as bebidas, encarece. Já se ficarem por um prato principal é bastante acessível, e a maioria ficará satisfeita.
Decoração: 3/5 - O espaço é simples, com mesas corridas, sem uma separação entre elas. Calculo que em noites movimentadas seja bem mais complicado de gerir o espaço. Não se torna acolhedor e propício a boas conversas, calculo eu.

    Assim, estes programas, sem planos, que surgem de convites espontâneos, são para se repetirem (!). Nada melhor do que partilhar uma mesa entre amigos, que pretendo que fiquei presentes durante longos anos, ainda que os nossos caminhos estejam prestes a seguir para lados opostos. Nood ficou na minha listagem de locais a regressar. Se o farei tão depressa? 
Talvez não, a ver pela extensão dessa mesma lista, repleta de opções vegetarianas, tais como a cantina do templo hindu!

Se estiverem interessados, aguardem por novos locais e as suas avaliações respectivas. 🍜

4 comments

  1. Tu descreves um local de forma tão engraçada e sempre com alguma peripécia pelo meio, acho incrível! De facto, parece desafiante fazer equilíbrio entre o inglês e o comer com pauzinho (ainda estou a tentar acertar com esta arte!).
    Provei algo semelhante ao Ramen na cozinha Tailandesa... da Japonesa ainda só sou SUPER fã de sushi. Admito gostar dessas entradas, mas, raramente como, uma vez que encarecem sempre o valor total.
    Vou ter em conta este local quando em Lisboa por um fim-de-semana, se bem que há outros restaurantes japoneses igualmente atractivos... tornaste a decisão ainda mais difícil.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Há sim outras opções.

      Na verdade, posso dizer que até recomendo outras se for o caso de quereres comer um bom Ramen a um preço acessível.

      Delete
  2. Olha, fiquei super curiosa! Ainda não tinha ouvido falar nesse restaurante, mas tendo em conta a localização, os preços parecem-me razoáveis. Há agora um super novo e cool em Lisboa, que ainda não visitei, mas que me parece que irias gostar: https://www.boabao.pt/ (e agora acabei de me aperceber que é mesmo mesmo perto desse xD)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Excelente recomendação!

      Já a tinha debaixo de olho! Obrigado!

      Delete