Não me sinto eu.

June 16, 2018

This month I want to talk motivation. Whether it’s motivation to keep fit, progress in your work, or just motivation to be the best version of yourself I’ve put together motivation tips… //
   Temos de admitir que isto de ter o verão à porta, ainda que este se esteja a revelar ser bipolar, é propício a uma exacerbada preocupação com a aparência física e com o chamado corpinho de biquíni. Gostaria de ser impune a tudo isso e de vos dizer tranquilamente que não me importo tanto assim. Na verdade, importo-me e muito. Mais do que gostaria até. Não tanto com o número na balança ou o tamanho de calças que visto. É uma questão de me sentir bem dentro do meu corpo. E confesso que ultimamente não me tenho sentido bem nele. São vários os motivos que justificam tal sentimento de não pertença: recentemente ganhei algum peso, embora nada demais, o que se deve à toma de um contraceptivo hormonal; o meu corpo modificou-se e as minhas mamas (usemos o termo certo!) cresceram bastante, bem como perdi alguma da tonificação muscular que tinha adquirido com a prática de yoga, cycling, cardio e musculação. No início do ano desisti do ginásio que frequentava porque raramente tinha tempo para lá ir...! O pouco tempo livre que tinha era para dormir e não querendo gastar dinheiro à toa, cancelei a inscrição. Mas como senti a falta!, sobretudo porque fazer exercício é para mim uma forma de igualar o cansaço mental e o físico, conseguindo assim desligar-me de tudo o resto e descansar! Ainda tentei correr pelas redondezas de minha casa, contudo a minha falta de preparação física deixava-me desmotivada com os resultados, nomeadamente com o ritmo a que corria. Vai daí cedi a uma das campanhas promocionais do meu ginásio e regressei, consciente de que a minha resistência diminuiu em muito. Tenho levado uma vida bastante sedentária para alguém que está habituada a outros ritmos! O meu actual estágio incentiva a que passe muitas horas sentada no computador e por isso, a sensação de inchaço é frequente, eis como o stress a que tenho sido sujeita, com tamanhas responsabilidades, têm contribuído para que o acne seja um problema. Nem a pílula ajuda. Como podem calcular tal tem tido algum reflexo na minha auto-estima, especialmente porque sei que é possível atingir os meus ideais de corpo e bem-estar físico, o que por sua vez se repercute noutras áreas da minha vida. Sei exactamente o que fazer para me olhar ao espelho e não querer trocar nem um pormenor. Entristece-me saber que não me tenho dedicado o tempo suficiente, pois tenho alguma tendência para colocar os outros em primeiro lugar. Sinto saudades de algumas rotinas e de me valorizar, seja isso com mimos ou algumas horas em modo offline.
      Querendo contrariar a maré, vou bater o pé e permitir-me a algumas mudanças, relembrando que o faço por mim. Sempre. Para que nunca mais volte a sentir que sou menos eu dentro da minha pele.

10 comments

  1. Compreendo cada letra das tuas palavras! Também não me sinto muito confortável com o meu corpo, atualmente costumo optar muito mais por fatos-de-banho porque acabam por dar mais forma ao corpo e esconder a minha barriga que é o que gosto menos no meu corpo.
    Gostava muito de ler mais um bocadinho sobre as mudanças que vais fazer :)
    Força!

    R. Isso é sempre bom, apesar de não gostarmos ou não nos identificarmos muito com determinado estágio é sempre bom quando ele nos surpreende :) Onde estudaste?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Poderás juntar-te ao barco!

      Espero que te inspire de alguma forma!

      Delete
  2. Olá
    Percebo te nessa preocupação mas por vezes há momentos na vida em que temos de aceitar que outros objetivos estão primeiro. Se te contar que desde há 1 ano perdi 20kg porque tomava medicação psiquiátrica e durante 7 anos fui assim gordinha bastante mas isso foi essencial para a minha recuperação eu aceitei o meu corpo. Hoje estou magra e a minha auto estima está muito alta, apesar de estar com outros problemas de saúde. Se quiseres podes ler no meu blog os posts 7 years pregnant e o post da sleeping beauty para perceberes os efeitos secundários da medicação que tomava.
    Desejo te sorte para o futuro porque infelizmente sou uma grande frequentadora de hospitais.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Marisa, por vezes temos mesmo que priorizar outras coisas e dar tempo às nossas expectativas. Bem sei que a medicação psiquiátrica pode ter efeitos secundários que não ajudam no processo de emagrecimento, afinal alguns deles atrasam o metabolismo. Contudo, o que importa é essa aceitação a que te referes.

      Delete
  3. Compreendo exactamente o que dizes. Gostar de nós próprios, como somos, e do nosso corpo, é daquelas batalhas recorrentes.
    Acho que somos absolutamente injustos connosco, deixamos de ser felizes só por acharmos que não estamos dentro dos padrões do mundo.
    A vida é demasiado curta para não a vivermos a 100%.
    Não tenho corpo de biquini, de praia, ou lá o que lhe chamam, mas podes ter a certeza que se for à praia vou ser muito feliz na mesma.
    Não somos um número na balança, somos pessoas, com sentimentos, e com todo direito a ter uma vida boa independentemente do que o mundo diz.

    Lovable Maria | Instagram | Youtube

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito verdade, Maria.

      Contudo, ainda que não pense no número da balança, considero que devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para alcançar o nosso padrão possível sem ilusões ou dramas.

      Delete
  4. Compreendo-te perfeitamente. Ando numa fase idêntica, fim da licenciatura, com muito trabalho para fazer e pouco tempo para trabalhar o meu corpo, o que depois se ressente como é óbvio. No entanto, o importante é aceitar as coisas e ter força de vontade para fazer a mudança que tanto queremos, mesmo com a noção de que não acontece de um dia para o outro, e que por vezes podem existir falhas. Importante é não desistir! Força :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estamos no mesmo barco então!

      Bem-vinda ao blogue Ju Vibes!*

      Delete
  5. Com tanta sobrecarga do dia e das tarefas a serem cumpridas as vezes nos vemos em um vazio que não identificamos. Primeira vez aqui no blog,bjus :)

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ReplyDelete
    Replies
    1. O mais importante é estarmos atentos a esse vazio e aos seus indícios para que seja possível gerar a mudança.

      Bem-vinda, Letícia!

      Delete