Porto com um outro olhar.

August 24, 2017

    Já dizia a música do Rui Veloso que o prometido é devido (certo?), pelo que vos apresento o Porto com uma nova perspectiva. Creio que o farei em diferentes destinos ou momentos do meu dia-a-dia, porque o resultado com este tipo de lente, cujo efeito é denominado por Olho de Peixe, é simplesmente incrível. Não vos faz sentir que estão de facto lá devido à lateralidade das fotografias?! Não esperava que o resultado fosse este até que fui editar as fotografias tiradas com a minha pequena Canon Legria. Deixo-vos com as que mais gostei. 
São registos pouco pensados, de quem tinha acabado de descobrir que poderia fotografar com esta máquina e não somente filmar - algo que faço frequentemente e que guardo algures no disco rígido. E talvez um dia ganhe coragem para partilhar as minhas peripécias nesse formato. A coragem essa começa a surgir, falta-me o tempo para editar. Quem sabe um dia..? Por hoje, o Porto espera-nos num dia lindo de sol em pleno Verão, em que caminhei pelas ruas e comi sem privações. Perder peso nesta cidade torna-se difícil, mas se optarem por descobrir tudo a pé compensa e espantar-se-ão com recantos diferentes para além dos mais turísticos!
IMG_0716[1] IMG_0717[1] IMG_0732[1] IMG_0735[1] IMG_0736[1] IMG_0738[1] IMG_0741[1]
Para quem quiser efectivamente conhecer a essência da cidade têm que se aventurar pelas ruelas estreitas e, por vezes, escuras na zona da Ribeirinha em que ainda se pode observar os estendais e pessoas naturais da cidade, com o sotaque bem carregado, a berrar de janela para janela. Acho esta dinâmica encantadora! Um outro recanto que é para mim de paragem obrigatória é o referido Jardim do Palácio de Cristal. A vista sobre a cidade permite compreender a grandeza do rio e o quanto este tem para oferecer. Os jardins são bem maiores do que aparentam, pelo que aconselho vasculhar cada trilho. Poderão encontrar pavões ocasionalmente, desfrutar de boas sombras e frequentar a biblioteca que é bastante interessante. Passei lá algumas horas a estudar e a ler, com acesso a internet. Sem custo nenhum. Resumindo, têm que visitar este espaço e fotografar muito! 📷
IMG_0711[1]IMG_0707[1]
Um dos locais que gostaria também de destacar e que poucos conhecem é a loja situada ao lado da livraria Lello - a Vida Portuguesa, com produtos tipicamente portugueses, que eu acredito que vos farão avivar algumas memórias. Os meus pais deliraram com esta minha recomendação. A arquitectura original do edifício, um antigo banco (creio eu), mantêm-se, o que dá um outro encanto à loja. E, por favor, subam ao piso de cima, onde se perdem por entre os produtos de beleza de há anos atrás. Eu filmei tudo e nem ainda me dediquei a rever os takes... Definitivamente, tenho que remediar esta situação! Não prometo ser a melhor vlogger de sempre, mas acho que em modo de viagem o conteúdo seria interessante. O que me dizem? Irei pensar no assunto (seriamente). Afinal, editar vídeos é algo que eu domino razoalvemente bem.
IMG_0718[1]
  Espero que esta breve tentativa de vos apresentar o Porto de um outro jeito tenha sido bem sucedida. Será para repetir?! Gostaria de vos prometer uma maior diversidade de locais a redescobrir e a partilhar por aqui, o que irá acabar por acontecer eventualmente. 
Ainda assim, o Porto é aquele local em que os regressos são inevitáveis. Em Setembro lá estarei de novo, daí que, mais uma vez, aguardo por recomendações de restaurantes e de cafés com brunches saborosos em conta. Posso contar convosco?

4 comments

  1. Gosto imenso de tirar fotos com este tipo de máquinas, precisamente pelo que referes: parece que estamos dentro da foto e que fizemos parte de toda a aventura.
    Todas as tuas fotos têm sempre um toque artístico muito apurado e estas são mais uma prova disso. Acho que foi uma boa forma de apresentares a tua visita e mal posso esperar que ganhes coragem para mostrares esses vídeos tão falados :)

    ReplyDelete
  2. Adorei as fotografias e acho a ideia de partilhares os teus "vlogs" fantástica.
    Seria sempre outra forma dde nos apresentares os lugares que visitas.

    Xiá
    https://thecoffeecupblog.blogspot.pt/

    ReplyDelete